Enquanto o Virunga, primeiro parque nacional na África, está comemorando seus 90 anos, nesse 21 de abril de 2015, a WWF está profundamente preocupado com o seu futuro.
Até hoje, as pessoas e as espécies que vivem no Virunga e cuja sobrevivência depende, sobreviveu ao cerco de décadas para preservar a extraordinária biodiversidade do parque e proteger a ameaça de óleo.
Infelizmente, o parque está agora enfrentando uma das maiores ameaças em sua história: o governo congolês anunciou recentemente a sua intenção de retirar determinadas áreas do parque Virunga, particularmente em torno do Largo Edwards para permitir operações de petróleo. Essas atividades seria um desastro para ambos ecológico e econômico.
WWF, que tomou medidas na República Democrática do Congo por mais de 30 anos, convida o Governo congolês para terminar todas as ações que levam à modificação dos limites atuais de Virunga e, em vez de se concentrar em soluções de desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Se necessário, o WWF vai continuar a apoiar o Governo na sua abordagem para o desenvolvimento do potencial econômico único do parque se preservar integralmente a sua integridade ecológica.
Localizado no leste da República Democrática do Congo, este património mundial se estende por mais de 7.800 km2 e tem paisagens notáveis tão variados como: savana, planícies de lava, pântanos, florestas de terras baixas, vulcões e montanhas nevadas.
O parque é o lar de mais de 700 espécies de aves, 200 espécies de mamíferos, incluindo quase um quarto de gorilas da montanha do mundo.
Mais de 100 000 pessoas são diretamente dependentes dos recursos do parque:
mais de 50.000 pessoas dependem diretamente do Largo Edward por comida e água;
contas de pesca para apenas um a 30.000 mil dólares por ano;
Fonte:http://www.wwf.fr/?4680/Alors-que-le-Parc-des-Virunga-fete-aujourdhui-ses-90-ans-le-WWF-sinquiete-de-son-avenir
0 comentários: