O Coltan é um mineral composto de Nióbio e Tantalio. Tem uso estratégico em computadores, indústria aeroespacial, armas inteligentes e implantes. O primeiro produtor mundial é Austrália, também existe no Brasil, Canadá e China, porém 80% das reservas mundiais se encontram na parte oriental da província de Kivu, na República Democrática do Congo (RDC), muito perto da fronteira com Ruanda, e da área dos gorilas da montanha.
A área está sujeita a ocupação repetida por milicianos ruandeses, e o tráfico do coltan, que Ruanda não produz, rende cada 18 meses ao Exército Ruandês 250 milhões de dólares. Os exércitos de Burundi e Uganda, também fronteiriços participam do comércio ilegal do coltan.
O Parque Nacional de Kahuzi Biega, na RDC, está no centro da exploração de coltan, e lá moravam 258 gorilas da montanha agora reduzidos a 130, devido a caça e ao desmatamento intensivo que a mineração realiza.
Segundo Maria Cristina Rosas, do PGS - GAP da Espanha, que estudou esta problemática, confirma que Dian Fossey, a descobridora para o mundo daqueles seres extraordinários da montanha, que foi morta por caçadores, morreria novamente na guerra que está travada pela exploração do coltan, pelas forças clandestinas envolvidas.
Fonte: Projeto GAP
http://www.projetogap.com.br
Reportagens:
0 comentários: